domingo, 6 de janeiro de 2013

O que são Chacras?












 
CHACRA é uma palavra sânscrita que significa "roda" também denominado "vórtices". Não fisiológicos ou anatômicos do corpo humano mas energéticos.

Os CHACRAS são os centros magnéticos vitais, que fazem parte da natureza oculta do ser humano. O seu estudo é realmente proveitoso e fascinante. Despertar e ativar sucessivamente cada um dos sete CHACRAs, pela meditação e força, é abrir-nos as portas de um novo mundo, até aqui fechados em nosso eu interior.

Cada CHACRA corresponde a determinados sistemas físicos e a seus respectivos órgãos e segundo a cromoterapia, e o estudo a esta correlacionada, que possui determinadas descrenças conceituais de acordo com a corrente de pensamento ou pontos de vistas, os centros atraem os sete raios primários predominantemente, assim sendo cada CHACRA absorve uma corrente especial de energia através de sua freqüência colorida particular originária do meio ambiente ou de níveis elevados de consciência.

Os CHACRAS também são chamados de lótus ou padmas.
O lótus, a flor exótica floresce na água, mas suas raízes estão profundamente enterradas no lodo, bem abaixo da superfície. Ela passou a representar a condição humana. Está enraizada no lodo e nas trevas das profundezas, mas por fim floresce sob a luz do sol.


Exatamente como um lótus, em botão, abrindo ou florescendo, ativo ou adormecido.
Os CHACRAS evoluem naturalmente no decurso de um longo período de tempo como parte do desenvolvimento de toda a pessoa.
Alguns sistemas espirituais procuram educar o ser como um todo, por saberem que os CHACRAs irão acompanhar a mudança. Outros sistemas espirituais procuram despertar os CHACRAs, sabendo que isto, por sua vez, afetará todo o ser.

A energia cósmica em forma de freqüências luminosas da luz é aduzida ao corpo através dos CHACRAs e a partir de onde flui através do corpo, vitalizando-o.
As glândulas endócrinas desempenham um papel fundamental na saúde e no bem-estar diário do corpo. Os hormônios liberados pelas glândulas diretamente na corrente sanguínea governam todos os aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da atividade física diária. A disfunção de qualquer uma das glândulas endócrinas trará graves conseqüências. O mau funcionamento físico é, em si, o resultado de um colapso que ocorre dentro da rede energética de Nadis e CHACRAs.

Cada CHACRA possui seu som bija, ou seu mantra específico, cada organismo possui sua própria vibração, e cada qual responde à uma determinada freqüência sonora e freqüência luminosa. Na tela imaginativa podemos vislumbrar cores associadas ao som, da mesma forma cristais possuem, em certos casos, congruência perfeita para energização. Não devem ser descartadas as forças da natureza, elas existem, estão por toda a parte, e tudo compreende as leis de freqüências e vibração.
A cor e a música trabalham conjuntamente com a finalidade de regenerar o corpo e tais artes tem indício desde tempos antigos nos templos sagrados da Grécia e do Egito.

1º Chacra (Muladhara)












1º CHACRA - SACRO (Muladhara)
1Elemento(Tattva):Terra.
2.Forma:Quadrado.
3.Cor:Vermelho.
4.Som(BijaMantra):Lam.
5.NotaMusical:Dó.
6.NºdePétalas:4.
7.Corpo(Kosha):Físico.
8.Raio:4º-Harmonia_através_do_Conflito.
9.Glândula:Supra-renais.
10.Animal/Totem:Elefante_com_sete_trombas.
11.Órgão de Acção (Karma Indriya): Pés.
12.Órgão dos Sentidos (Jnana Indriya): Nariz.
13.Sentido-Predominante:Odor.
14.Ar (Vayu): Apana Vayu, energia descendente que assegura as funções de eliminação (urina), que expulsa o esperma do órgão masculino e empurra o feto para fora do útero maternal. Rege, também, as menstruações.
15. Princípio Fundamental: Encarnação, Consciência física.
16.Palavra-chave:Segurança.

Localiza-se na base da coluna ou cóccix. O seu talo atravessa o plexo pélvico, o hipogástrico, e termina entre a vértebra sacra e a primeira coccigeana. Rege o sistema locomotor, as glândulas supra-renais, rins, coluna vertebral, cólon, pernas e ossos. Está associado à terra e à matéria, à vitalidade, à saciedade dos desejos, ao fundamento (dar bases), coordenação física e sobrevivência. Dá vitalidade ao corpo físico. É a força da vida, da sobrevivência, auto-preservação e instintos.

As gemas e minerais a ele associados são o rubi, a granada, a hematite, o jaspe sanguíneo, a turmalina preta, a obsidiana, o quartzo fumado. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: as proteínas (carne e peixe, não são recomendados), frutos e vegetais vermelhos.

Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: assuntos relacionados com o mundo material e o sucesso, o corpo físico, o domínio do corpo as base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem e paciência. Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.


2º Chacra











 
2º CHACRA - SACRAL (Svadhistana)
 
1.Elemento: Água.
2.Forma: Círculo com um crescente lunar.
3.Cor: Laranja.
4.Som: Vam.
5.Nota Musical: Ré.
6.Nº de Pétalas: 6.
7.Corpo: Etérico (Mente Instintiva).
8.Raio: 7º - Ordem e Cerimonial.
9.Glândula: Gónadas.
10.Animal/Totem: Crocodilo.
11.Órgão de Acção: Mãos.
12.Órgão dos Sentidos: Língua.
13.Sentido Predominante: Paladar.
14.Ar: Apana Vayu, energia descendente que assegura as funções de eliminação (urina), que expulsa o esperma do órgão masculino e empurra o feto para fora do útero maternal. Rege, também, as menstruações.
15.Princípio Fundamental: A criatividade, a reprodução da essência divina, a procriação, a família.
16.Palavra-chave: Sensualidade.

Localiza-se logo acima dos órgãos reprodutores, acima do osso púbico. O seu talo atravessa o plexo de mesmo nome (que, na anatomia, é uma ramificação do solar) e vai terminar na zona compreendida entre a 1ª e a 2ª vértebras lombares. Rege os órgãos reprodutores, ovários, testículos, próstata, genitais, baixo-ventre, bexiga, vesícula. Está associado à sexualidade, criatividade, procriação, sensualidade, capacidade de sentir emoções, contentamento, assimilação dos alimentos, força física e vitalidade. É o portal por onde adquirimos a sensibilidade de perceber as emanações subtis e vibrações dos seres e do ambiente.
As gemas e minerais a ele associados são a turmalina, coral, calcite dourada, âmbar, citrina, topázio dourado, aventurina pêssego. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: líquidos, frutos e vegetais laranjas.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, entrega sexual/passional, movimento, assimilação de novas ideias, saúde, família, tolerância, trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros. Pode ainda manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objectivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.

3º Chakra


3º CHACRA – PLEXO SOLAR (Manipura)












1. Elemento: Fogo. 2. Forma: Triângulo.
3. Cor: Amarelo.
4. Som: Ram.
5. Nota Musical: Mi.
6. Nº de Pétalas: 10.
7. Corpo: Astral ou Emocional.
8. Raio: 6º - Devoção e Idealismo.
9. Glândula: Pâncreas.
10. Animal/Totem: Carneiro.
11. Órgão de Acção: Ânus.
12. Órgão dos Sentidos: Olhos.
13. Sentido Predominante: Visão.
14. Ar: Samana, energia que reside na parte superior do abdómen, na região umbilical. Ajuda o sistema digestivo e faz circular o sangue.
15. Princípio Fundamental: Desejo, emoção, sentimento, vontade, afirmação de si.
16. Palavra-chave: Poder.
Situado na zona do plexo de mesmo nome, ligeiramente acima do umbigo. Este vórtice é composto de três camadas sobrepostas, subdividindo-se desta maneira em três partes: solar interno, a nível da pele; solar médio, a cerca de dois centímetros acima da pele; e solar externo, a cerca de quatro centímetros da pele, ou seja na superfície do corpo etérico.
Em situações de relativo repouso, esses três vórtices parciais mantêm-se nessa forma; somente sob condições particulares eles se separam e podem aparecer com três bocas alinhadas, ou seja, uma ao lado da outra, sobre um mesmo plano horizontal. Destaca-se que, no caso desse conjunto, dentro da forma circular tem-se uma sub-forma romboidal. Todo esse conjunto possui um talo complexo, que atravessa o plexo solar e termina sempre na coluna vertebral, entre a 8ª e 9ª vértebras dorsais. Localiza-se por cima da boca do estômago (acima do umbigo e abaixo do osso esterno, no peito).
A cor associada a este Chakra é o amarelo. O elemento a ele associado é o fogo. Rege todos os órgãos localizados na barriga: fígado, vesícula biliar, pâncreas, supra-renais, músculos e estômago e ainda o sistema nervoso. Está associado ao poder. Dá a vitalidade e força para exprimir emoções e para ter integridade. Tem como função vitalizar o sistema nervoso simpático bem como os processos digestivos, o metabolismo e as emoções.
As gemas e minerais a ele associados são a citrina, o topázio dourado, o âmbar, o olho-de-tigre, a calcita dourada e o ouro. Os alimentos benéficos: os amidos, e as frutas ou vegetais amarelos.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, controle do desejo, auto-controle, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade, tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiada ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, ódio, problemas digestivos.

4º Chakra


4º CHACRA - CARDÍACO (Anahata)











1. Elemento: Ar.
2. Forma: Estrela de 6 pontas.
3. Cor: Verde.
4. Som: Yam.
5. Nota Musical: Fá.
6. Nº de Pétalas: 12.
7. Corpo: Intuitivo.
8. Raio: 2º - Amor e Sabedoria.
9. Glândula: Timo.
10. Animal/Totem: Antílope.
11. Órgão de Acção: Órgãos genitais.
12. Órgão dos Sentidos: Pele.
13. Sentido Predominante: Tacto.
14. Ar: Prana, manifestado na forma do ar que respiramos, rico em iões negativos, portadores de vida.
15. Princípio Fundamental: Mantém o equilíbrio entre os três Chakras inferiores e os três superiores; sensibilidade generosidade, perdão, alegria e união.
16. Palavra-chave: Compaixão.
Localiza-se no centro do tórax entre os mamilos (no meio do peito na área do osso esterno). O seu talo atravessa o plexo cardíaco e termina no espaço compreendido entre a 1ª e 2ª vértebras dorsais.
A cor associada a este Chakra é o verde (cor secundária, pirite). O elemento associado a ele é o ar. Rege a glândula Timo, responsável pelo sistema imunológico que funciona perfeitamente quando harmonizados os restantes Chakras, glândulas endócrinas, coração, sistema circulatório, nervo vago e sangue, braços e mãos. Associado ao coração e ao amor abnegado pela transcendência do ego e do julgamento. As suas funções são amor e paz incondicional; dá a capacidade de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente. Dá fundamento à força – vida do Eu Superior.
As gemas e minerais associados a ele são a esmeralda, turmalina verde e rosa, malaquita, jade verde, aventurina verde, crisopásio, quartzo rosa, rubi. Os alimentos que lhe são benéficos são as frutas e vegetais verdes.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: Amor Divino/incondicional, perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo e união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento. Pode manifestar, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, como qualidades negativas, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.

5º Chakra


5º CHACRA - LARÍNGEO (Vishuddha)











2. Forma: Lua Cheia.
3. Cor: Azul-turquesa.
4. Som: Ham.
5. Nota Musical: Sol.
6. Nº de pétalas: 16.
7. Corpo: Mental.
8. Raio: 3º - Inteligência Activa.
9. Glândula: Tiróide.
10. Animal/Totem: Elefante com uma tromba.
11. Órgão de Acção: Boca.
12. Órgão dos Sentidos: Pele.
13. Sentido Predominante: Audição.
14. Ar: Udana – favorece o transporte do ar para a cabeça e contribui para a produção do som.
15. Princípio Fundamental: Conhecimento, ressonância da essência, alegria.
16. Palavra-chave: Criatividade.
Situado na base do pescoço, localiza-se na garganta. O seu talo pode terminar aí, como pode, ter conexões variáveis.
Rege a glândula tiróide – hipotálamo, aparelho brônquico e vocal, pulmões e canal alimentar. Está associado ao mundo da comunicação, expressão, audição e todos os usos do som e da palavra. Quando expandido, podemos expressar sentimentos de forma clara, harmoniosa e bela, evocando realidades superiores. É responsável pelo rejuvenescimento e longevidade. É a passagem, o caminho que as emoções contidas no coração necessitam atravessar para serem harmonizadas, conduzindo à expressão do seu poder e vontade.
As suas funções incluem a criatividade, receptividade, habilidade para comunicar, discurso, som, vibração, comunicação. Tem como gemas e minerais associados a turquesa, a celestite, o topázio azul, a sodalite, o lápis-lazúli, a água marinha, a azurite e a ryanite. Os alimentos benéficos são: as frutas e vegetais azuis e púrpura.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza. Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, falta de discernimento, depressão e problemas da tiróide.

6º Chakra


6º CHACRA - FRONTAL (Ajna)











1. Elemento : Maha Tattva (o Grande Elemento) no qual estão presentes todos os outros elementos na sua forma purificada.
2. Forma: Círculo.
3. Cor: Azul Índigo.
4. Som: Om.
5. Nota Musical: Lá.
6. Nº de Pétalas: 96.
7. Corpo: Personalidade e Lótus Causal.
8. Raio: 5º - Conhecimento Concreto.
9. Glândula: Pituitária.
10. Princípio Fundamental: Conhecimento da Essência, conhecimento do plano divino, intuição, acesso às verdades subtis graças ao total “auto abandono” a Deus. Neste plano deixa de existir vontade humana – o ser segue a vontade de Deus.
11. Palavra-chave: Compreensão.
Localiza-se no centro da testa entre as sobrancelhas. É conhecido como 3º olho ou 3ª visão. O seu talo enerva-se passando pela zona média da glândula hipófise e continua até terminar no espaço compreendido entre a 1ª e a 2ª vértebras cervicais. O elemento associado é a luz. Rege a glândula pituitária, o olho esquerdo, o nariz e orelhas. Está associado a telepatia, clarividência, intuição e desenvolvimento mental. Quando expandido dá visão interior, intuição e a habilidade de se conhecer a si próprio. Governa o cérebro inferior (cerebelo), o olho esquerdo, os ouvidos, o nariz e o sistema nervoso central. É Responsável pela Visão.
Os minerais e gemas associados a ele são: o lápis-lazúli, azurite, sodalite, cristal de quartzo puro, safira, turmalina. Os alimentos que lhe são benéficos são os de cor azul ou púrpura, frutas e vegetais.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: realização da alma, intuição, “insight”, imaginação; clarividência, concentração, paz de espírito; sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade. Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de concentração, medo, cinismo, tensão, dor de cabeça, problemas nos olhos, pesadelos e demasiado deslocamento deste mundo.

7º Chakra


7ºCHACRA - CORONÁRIO (Sahasrara)











1. Elemento: Éter.
1. Elemento : Maha Tattva (o Grande Elemento) no qual estão presentes todos os outros elementos na sua forma purificada.
2. Forma: Círculo.
3. Cor: Violeta.
4. Som: Aum, e posteriormente sem som, Silêncio.
5. Nota Musical: Si.
6. Nº de Pétalas: 972.
7. Corpo: Átmico.
8. Raio: 1º - Vontade ou Poder.
9. Glândula: Pineal.
10. Princípio Fundamental: Essência Pura.
11. Palavra-chave: Intuição.
Situado na zona superior da cabeça, coroando a mesma. O talo deste vórtice termina na glândula pineal. Localiza-se no topo da cabeça, prolongando-se mais acima. É a abertura para a Consciência Universal. Quando este Chakra é expandido potencializa a produção de melatonina. Através do Coronário, a Luz e o Amor cósmico fluem para os outros centros energéticos, os quais distribuem para todos os órgãos do corpo.
As cores associadas a este chakra são: violeta, lilás, roxo, branco, prateado ou dourado. O elemento associado é: os pensamentos e a vontade. Rege a glândula Pineal, córtex cerebral, sistema nervoso central, olho direito. Governa o cérebro superior. Está associado ao mundo espiritual e à ligação com o Divino.
Tem como gemas e minerais associados: a ametista, alexandrite, diamante, sugilite, fluorite púrpura, cristal de quartzo, selenite. Este Chakra associa-se à ideia de jejum e também às frutas e vegetais de cor violeta e púrpura.
Indica como qualidades e lições a aprender: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. E ainda, idealismo, serviço voluntário (desinteressado), percepção além – espaço e tempo, e conformidade de consciência. Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de inspiração, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.

http://denner1975.blogs.sapo.pt/

Postagens populares

O Blog Filosofia Esotérica Brasil é de mesma autoria do Consciência Estelar, vote para melhor blog!

O QUE PROCURA? ACHE POR AQUI!